Outdoor Publicitário

Outdoor Publicitário é um painel de divulgação publicitária colocado no exterior de grandes dimensões, sobretudo em placas modulares, disposto em locais de grande visibilidade, como à beira de rodovias ou nas empenas de edifícios nas cidades. Para qualquer propaganda (painel, letreiro luminoso, letreiro em parede, muro etc.) exposta ao ar livre ou à margem das vias públicas.

Contudo é importante ressaltar que existem padrões, e nem toda mídia exterior é comercialmente chamada de outdoor. Painéis rodoviários, empenas, bandeiras, lonas, frontlights, backlights e totens, são outros exemplos de mídia exterior, popular e erroneamente chamadas de outdoor.

A criação de outdoors e painéis externos (como frontlights e backlights) difere da arte para anúncios em revistas e jornais não só pelo formato característico da peça, mas também pela forma de exposição ao público e o tempo de leitura.

Por definição, outdoors são peças de propaganda expostas ao ar livre ao longo de ruas e rodovias. No Brasil o tamanho padrão para outdoors é de 9×3 metros e cada cidade tem sua legislação específica que define os padrões para a instalação das estruturas onde são coladas ou fixadas as artes.

outdoor propaganda comercial 2 outdoor propaganda comercial

• Produção e instalação de outdoor em estrutura metálica e chapa de aço galvanizado, com mídia de lona em impressão digital.

QUANDO OPTAR PELA CRIAÇÃO DE OUTDOORS?
Outdoors como mídia possuem características específicas que defendem a sua escolha como parte de uma campanha de propaganda:

Cobertura e mapeamento:
É possível comprar a exibição (veiculação) em apenas um ponto ou montar um roteiro com vários. Como estratégia pode-se optar por concentrar pontos próximos a empresa ou loja para chamar a atenção para uma localização, escolher determinados bairros para conversar com públicos específicos ou decidir espalhar outdoors pela cidade inteira para ter uma boa cobertura.

Veiculação bi-semanal:
A veiculação do outdoor é feita a cada 14 dias e há um calendário anual definido pelas empresas especializadas. Esta organização procura privilegiar as principais datas comemorativas do ano como Natal e Dia das Mães. A negociação por bi-semana permite a concentração de pontos em períodos específicos para aumentar o impacto da campanha.

Ações voltadas para datas comemorativas:
Outdoors são eficientes em datas comemorativas como páscoa, dia dos pais, dia dos namorados, dia das crianças, dia das mães e natal entre outras. O comércio em geral já está explorando o tema e o uso de outdoors pode ser utilizado para canalizar clientes potenciais.

Lançamentos de produtos:
Outdoors são muito utilizados no lançamento de novos produtos pelo grande impacto. Neste caso é necessário trabalhar com a maior quantidade de pontos possível para que a mensagem atinja um grande grupo de pessoas dentro do público-alvo desejado.

Promoções:
Podem coincidir com datas comemorativas ou serem realizadas de forma isolada em outras épocas do ano. Existe mais margem para negociação de bons pontos em bi-semanas fora das datas especiais. Isso deve ser considerado em um planejamento.

Exposição 24 horas por dia:
Algumas estruturas de outdoor possuem iluminação, o que permite grande visibilidade durante a noite.

COMO FUNCIONA O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE OUTDOORS?
São características da criação de outdoors:

• Mensagens curtas e objetivas que possam ser lidas em 8 segundos (nada de explicações ou histórias);
• Artes de impacto com cores contrastantes e letras grandes;
• Apliques e montagens que combinem 2 ou mais quadros criando outdoors com artes especiais (que elevam custos e por isso devem ser usados quando realmente necessário);
• Artes vetoriais – pois podem ser impressas com excelente resolução. As imagens em bitmaps (jpegs, gifs e tiffs) precisam ter uma boa resolução para a impressão: mínimo de 300 dpis com 10% do tamanho da arte real;
• Criação da arte com base em grids de 32 folhas (para a impressão em papel) ou considerando a área total quando a impressão para o outdoor é feita em lona e “envelopa” o quadro do outdoor;
• O uso como “Teasers” – ou seja com uma chamada que cria uma expectativa para um lançamento do tipo “Vem aí” ou “Aguarde a maior promoção da história” sem que haja a apresentação formal do cliente ou produto em questão.

Etapas do processo da criação de outdoors:

  • Brief (Coleta de informações tanto da empresa quanto do material específico);
  • Boneco (Estruturação primária na criação de outdoors com a arte e a chamada);
  • Aprovação;
  • Produção de fotos em alta resolução, ilustrações e/ou diagramação final;
  • Correções e ajustes;
  • Aprovação Final;
  • Fechamento de arquivo nos padrões gráficos.

A criação de outdoors e demais impressos desenvolvidos pela Visual Placas e Comunicação incluem: desenvolvimento de textos, ilustrações, diagramação e o fechamento do arquivo para enviar para a gráfica.

Gostou das dicas?! Entre em contato conosco que teremos um grande prazer em atendê-los. Nos chame em nosso WHATSAPP.

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